Num primeiro momento, a impressão é que se trata de um dos aparelhos de prática de Pilates, mas proporciona movimentos bastante diferenciados.
O GYROTONIC® é um método que proporciona condicionamento físico a partir de uma série de exercícios com movimentos circulares, rotacionais e de torção, coordenados juntamente com a respiração, através de roldanas, cabos, manivelas e pesos. Esses movimentos podem atingir uma amplitude de 360º.
A diferença entre os exercícios praticados no GYROTONIC® é a sua tridimensionalidade, ou seja, nos aparelhos convencionais, os movimentos possíveis são lineares, como abrir e fechar, subir e descer, levantar e abaixar. Para se ter uma ideia da versatilidade desse aparelho, consegue-se praticar nele 150 tipos de exercícios diferentes.
Além de músculos fortes e definidos, os exercícios garantem aumento da coordenação motora e da flexibilidade, fortalecem as articulações, ligamentos e tendões, reduzem o estresse e melhoram concentração e equilíbrio. O método também é vastamente utilizado na prevenção e tratamento de lesões na coluna, joelho ou ombro. Pode ser praticado por crianças, adolescentes, adultos, esportistas, gestantes e idosos. Observam-se resultados satisfatórios em pessoas propensas à osteoporose, na reabilitação de hérnias de disco, desvios da coluna e também na recuperação de cirurgias.
A prática no método GYROTONIC® vai além de fatores estéticos ou desenvolver musculatura. Devido à associação com o yoga e o tai chi chuan, há também um envolvimento dos órgãos internos, que são muito focados durante as práticas orientais.
A sensação do praticante é muito parecida aos exercícios praticados dentro d’água. Há uma resistência a ser vencida, no entanto, nada traumático.
Não à toa foi desenvolvido por um ginasta, yogui, nadador, bailarino e acupunturista, o romeno Juliu Horvath, no final dos anos 70.
GYROTONIC® é uma marca registrada da Gyrotonic Sales Corp e é usada com a permissão deles.